14 de janeiro de 2016

Pensamentos vs Sentimentos


Hoje, em consultório, surgiu uma reflexão interessante. Afinal, somos o que pensamos ou o que sentimos?

Vou tentar reproduzir de forma resumida o que expliquei ao paciente que me questionou.
O que pensamos é aquilo que habitualmente é designado por diálogo interno. Temos cerca de seis mil pensamentos por dia, muitos deles repetidos, cuja origem remontam, muitas vezes, à nossa infância e são fruto das nossas vivências e interacções pessoais e acontecem a um nível de não consciência.

Normalmente achamos que pensamos o que sentimos, isto é, achamos que temos pensamentos positivos porque sentimos qualquer coisa boa mas na verdade acontece exactamente o oposto - sentimos o que pensamos - ou seja, é porque pensamos positivo que nos sentimos bem.

Então, temos de encarar a verdade nua e crua, de que na grande maioria das vezes não tendo plena consciência dos nossos pensamentos e consequentemente do nosso diálogo interno, activamos, sem querer, emoções e sentimentos que vão condicionar as nossas escolhas, influenciando, dessa forma, os comportamentos que temos.
A ter em conta: Os pensamentos, e as crenças que os suportam, accionam automaticamente as emoções.
Ainda que os acontecimentos e ações de algumas pessoas possam provocar em nós reações e sentimentos desagradáveis, elas não os causam. O que verdadeiramente está na causa daquilo que sentimos e fazemos é o que dizemos a nós mesmos, ou seja, o que pensamos. E, a maioria do que dizemos a nós mesmos acontece subconscientemente. 
 
Assim, se estamos a atravessar um período menos bom e nos sentimos mais infelizes, ansiosos ou angustiados, podemos dar a volta à situação pensando de forma diferente. Para isso, basta reformular os pensamentos, tornando-os mais positivos, e dar tempo para que a emoção mude e o comportamento se reajuste.

         A ter em conta: Quando, em vez  das emoções, controlamos os pensamentos, ficamos também e automaticamente ao comando dos comportamentos, e assim conseguimos influenciar deliberadamente  os acontecimentos de vida. Desenvolver o autoconhecimento é o primeiro passo para transformar os pensamentos.

Em jeito de conclusão:
O pensamento influencia o modo como o indivíduo percebe o mundo e lida com os acontecimentos. Sendo assim, o objetivo do terapeuta é modificar os pensamentos disfuncionais do paciente, de modo que as situações sejam interpretadas sem distorções e o indivíduo possa levar uma vida mais saudável e realizada.
.
Como sempre digo, o poder está nas nossas mãos e a felicidade somos nós que a fazemos.

Sejam felizes!

2 comentários:

  1. Gostei muito da reflexão e adorei o blog. vou seguir!!! E partilhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda Otília. Fico feliz por ter gostado e por partilhar. Obrigada

      Eliminar