13 de março de 2015

Triplo Filtro


Somos seres sociais por natureza. Gostamos de nos agrupar e da sensação reconfortante de pertença que isso nos dá, mas temos tendência para a cusquice e para a fofoca e esquecemo-nos, muitas vezes, do bom senso e do quão destrutivas e humilhantes podem ser determinadas coisas. Se usássemos esta regra do triplo filtro mais vezes provavelmente evitaríamos alguns dissabores.


Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento.
Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?
- Espera um minuto, respondeu Sócrates, antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste.
Chama-se o Teste do Filtro Triplo.
- Filtro Triplo?
- Sim, continuou Sócrates, antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo. E continuou:
- O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
-Não, disse o homem, o que acontece é que eu ouvi dizer que...
- Então, diz Sócrates, não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?
-Não, muito pelo contrário...
- Então, continuou Sócrates, queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
-Não, acho que não...
- Bem, concluiu Sócrates, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?


1 comentário:

  1. Não sei se leste o último artigo do senhor director do semanário sol... acho que lhe devias mandar uma cópia deste teu post, porque o homem anda a escrever uns mexericos que não são da sua conta, e que mesmo que sejam verdade não trazem nada de bom nem de útil. Partilha lá isto com ele sff.

    ResponderEliminar