27 de outubro de 2015

Detectando a dislexia


Uma criança com notas baixas e mau comportamento pode ter dislexia. Os pais e professores, quando em presença de maus alunos, normalmente consideram as crianças desinteressadas, preguiçosas, desleixadas e pouco trabalhadoras e, por vezes, essas notas e o mau comportamento apenas reflectem uma dificuldade real e mais comum do que se imagina. Em Portugal, a percentagem de crianças disléxicas é de 5,4 %, valor semelhante a outros países com as mesmas características que o nosso.

A dislexia não tem cura, tem uma forte componente hereditária e não está relacionada com nenhum transtorno psicológico, ao contrário do que muita gente pensa. O acompanhamento precoce feito por terapeutas da fala, psicólogos e psicopedagogos costuma garantir uma vida normal à criança embora exigindo sempre um maior esforço a nível da leitura e escrita.

Embora o diagnóstico seja relativamente simples de ser feito deve ser feito por profissionais competentes. No entanto, há alguns sinais que o podem pôr alerta acerca desta problemática. São eles:

1 - leitura lenta e pouco fluente
2 - erros ortográficos
3 -demora na construção de frases
4 - dificuldade em seguir ordens longas
5 - escrita em espelho
6 - dificuldade de concentração
7 - dificuldades com as noções espaciais e temporais

Se identifica alguns destes sintomas no seu educando, se calhar é melhor procurar ajuda para que seja feito um diagnóstico diferencial o mais cedo possível para que a intervenção multidisciplinar possa ser bem sucedida.


Sem comentários:

Enviar um comentário