13 de janeiro de 2015

Comprimido milagre para emagrecer

 

Li a noticia de que está em desenvolvimento uma pílula (mais uma!) fantástica e milagrosa, para emagrecer. A fexaramina, assim se chama o bicho, está a ser desenvolvida e estudada nos EUA, país onde os obesos são mais do que muitos. Segundo os estudos agora desvendados, essa pílula mágica, irá actuar sobre um receptor chamado farensoid x, que está ligado à digestão dos alimentos e armazenamento da gordura por parte do fígado. A farensoid também ajuda na queima da gordura, preparando o corpo para a próxima refeição. A droga, captada por esse receptor, enganaria o organismo fazendo-se passar pela farensoid e seria, assim, capaz de reproduzir os seus efeitos.

Ora, assim à primeira vista, parece que é um milagre o que está para nascer e já vejo o laboratório responsável por essa droga a enriquecer à custa das falsas expectativas criadas em milhares de pessoas em todo o mundo que esperam a droga mágica que será, com certeza, vendida, caríssima. Já foi isso que aconteceu, antes, com a sibutramina, o rimonabanto, o victoza .

Há uma euforia generalizada, uma procura imensa, milhões em vendas e depois descobre-se, como que por artes mágicas, que afinal há uns efeitos secundários indesejáveis, que afinal os resultados não são tão bons como os esperados, mais isto e aquilo, e vamos mas é proibir a venda antes que mais estragos sejam causados. No entretanto, já o laboratório enriqueceu e os médicos ganharam férias, canetas e outras prendas para o prescreverem indiscriminadamente a toda a gente com peso a mais.


A maioria das pessoas quer ter resultados sem esforço, quer ser linda, magra, tonificada, mas não quer sair do sofá nem privarem-se do que gostam de comer e lhes dá prazer. E a nossa sociedade fomenta esse estado de espírito quando promove tanto e faz tanta publicidade a este tipo de comprimidos em vez de apostar em mudar atitudes, em educar para estilos de vida mais saudáveis e alimentação mais natural e menos processada.

Ainda há muito a fazer neste combate contra a obesidade, mas acho, sinceramente, que a solução não passa por comprimidos milagre ou cremes mágicos, que prometem este mundo e o outro e na realidade pouco fazem. E, pior ainda, têm sempre efeitos indesejáveis a médio prazo. Os resultados aparecem quando se investe esforço na mudança de hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis com a introdução de exercício físico, seja ele no ginásio ou não. O importante é mesmo comer bem, mais saudável e mais natural e mexermo-nos. O corpo pode e deve ser uma preocupação nossa mas mais importante que tudo isso é aspirar e uma maior qualidade de vida, sem dores ou limitações e sem riscos acrescidos de problemas de saúde associados à obesidade - hipertensão, diabetes, problemas cardio vasculares - só para citar os mais preocupantes.


A evolução científica é boa e desejável mas a solução tem de passar por uma reeducação da população, com inicio nas escolas e jardins de infância, e não por criar falsas expectativas e prometer grandes milagres e a obtenção do corpo perfeito apenas com a ingestão de um comprimido. Nada se consegue sem esforço e motivação.



Sem comentários:

Enviar um comentário