6 de abril de 2016

Desistência



Significado de desistência. O que é desistência: S.F. Ato de desistir de algo ou de alguém. Abandono, abdicação, renúncia.

Não sou daqueles que acha  que nunca se deve desistir. Ás vezes a desistência pode ser a decisão mais acertada. No entanto, para que você não se arrependa de desistir prematuramente dos seus objetivos ou dos esforços já realizados, e deitar tudo a perder, importa pensar e agir de forma mais racional.

 Quando iniciamos qualquer projecto seja ele uma dieta, uma mudança de vida, aprender uma língua estrangeira, estabelecer novas amizades, um novo estilo de vida, um desporto, um novo negócio ou outra coisa qualquer, costumamos iniciá-los cheios de energia e motivação mas com o passar do tempo, principalmente se não obtivermos os resultados expectáveis de imediato, pensamos em desistir. Ficam aqui meia dúzia de dicas para pôr em prática e tornar a desistência um acto reflectido.

- Estabeleça metas realistas. Para atingir um objectivo procure dividir em pequenas fases e definir metas atingíveis. Se o objectivo for muito difícil ou demorar demasiado, aumentamos a probabilidade de desistir do que nos propusemos fazer.

- Sempre que atingir uma dessas metas intermédias, congratule-se e se for caso disso premeie-se com algumas palavras de incentivo e auto motivação.

- Quando pensar em desistir, lembre-se porque é que começou, isso vai ajudá-lo a focar-se de novo no processo e no objectivo. 

- As coisas têm tendência a piorar antes de melhorar. Todas as caminhadas são difíceis e há períodos de estagnação e até mesmo de retrocesso, mas há também um momento em que a evolução se dá. Quando pensar em desistir pense que a mudança pode estar logo ali, a um passo.

- Olhe para a questão de outra perspectiva. Se está a atravessar uma situação problemática em que as soluções parecem não aparecer, procure olhar para a questão de um novo ângulo porque outras soluções irão aparecer.

- Persista apenas mais um dia. Se de cada vez que pensar em desistir, adiar a decisão apenas mais um dia, pode acontecer que quando o desânimo passar a vontade de desistir também tenha desaparecido. No dia seguinte reanalise o que sente e, se for caso disso, reorganize-se internamente e, se chegar mesmo à conclusão ponderada que deve desistir, avance para outro projecto. O que não deve é desistir de si. Nunca!




Sem comentários:

Enviar um comentário