7 de abril de 2016

Psicoterapia



A psicoterapia é um percurso que assusta. Quem procura auxilio normalmente está a atravessar um mau momento na vida, está em sofrimento psicológico e o inicio das sessões acarreta sentimentos contraditórios e ainda mais assustadores. Por ser algo desconhecido e perante alguém que nunca se viu e a quem é suposto contar-se episódios e situações que causam dor e ansiedade, é por si só um momento de intranquilidade. Há 10 coisas que costumo dizer às pessoas que me procuram e que decidem iniciar uma psicoterapia comigo.

1- A psicoterapia é um processo longo, assustador mas não é solitário. É uma caminhada que se inicia quando se pede ajuda mas que é percorrida a dois - eu estarei sempre lá!

2- Vai apetecer-lhe desistir. Há dias em que a vontade de desistir vai ser grande mas é fundamental que não o faça e que invista no processo.

3 - O percurso é doloroso, falaremos de pessoas e situações que mexem com emoções negativas mas é importante que não fuja desses temas porque mais cedo ou mais tarde teremos mesmo de falar delas. E, quando um tema for muito doloroso, deve dizer-mo, sem receio porque eu não adivinho.

4 - Vai zangar-se muitas vezes comigo.A imagem que se tem do psicoterapeuta é de alguém compreensivo e bondoso mas muitas vezes serei o oposto, vou confrontá-lo e obrigá-lo a assumir as responsabilidades que lhe são devidas e isso fará com que se zangue comigo e lhe apeteça até bater-me e insultar-me. Faça-o.

5 -Às vezes, quando vai a caminho, acha que não tem tema de conversa. Não faz mal,vá na mesma. É quando relaxa e não racionaliza demais antecipadamente  que se abre espaço mental para os maiores saltos no processo.

6- Com o decorrer da psicoterapia, vai dar-se conta que por vezes pensa em mim e nas nossas conversas. Isso é bom e apenas significa que se sente segura e confiante comigo.

7 - Não tem sempre de concordar com o que digo. É saudável que exprima desacordo porque não sou  dona da verdade nem vivi a sua vida.

8 - Vai levar TPCs. Há fases em que é necessário trabalhar fora do consultório e às vezes isso vai-lhe ser pedido. Invista tempo e esforço nessas tarefas.

9 -A pessoa importante na sala é você não eu. É um tempo e espaço apenas seu, aproveite-o com aquilo que é realmente essencial para si.

10 - Pode desistir do processo quando entender. Não temos nenhum contrato vitalício e continua a ser dono da sua vida e vontade e o importante é sempre a forma como se sente.





Sem comentários:

Enviar um comentário