28 de julho de 2014

Confiança como base da relação



Se perguntarem a um terapeuta de casal qual a pedra basilar de uma relação, provavelmente ele responderá que é a confiança. Mas o que é isso de confiar? Como é que um casal pode fortalecer a confiança um no outro e na relação? Em vez de cada um dos elementos se focar no que dá e recebe e fazer como que um extracto ou balanço com débitos e créditos, avaliando se a relação é equilibrada e/ou justa, se calhar, temos de ensinar a desviar o foco de atenção para uma terceira entidade que existe na relação - o "Nós". Dessa forma, evitamos as avaliações desajustadas de quem dá mais ou quem recebe mais, descentralizamos os sujeitos do seu próprio umbigo e focamos no que é essencial, a relação, a tal terceira entidade - o nós.

Para que esse nós fique mais forte, há determinadas aspectos que devem ser trabalhados e desenvolvidos.
segurança -  é importante saber que cada um dos elementos está a 100% na relação. Se houver uma percepção diferente por parte de algum dos membros do casal, essa pessoa tornar-se-á insegura e esse sentimento pode levar a comportamentos desajustados
empatia - necessidade de ir ao encontro do outro. É necessário deixar de lado egoísmos e teimosias e zelar pelo outro, pelos seus desejos, necessidades e felicidade.  Lá diz a música que "quem ama cuida".
aceitação - aceitar o outro no seu todo, com defeitos e deficiências. Ninguém é perfeito e exigir isso do parceiro é irrealista. Temos tendência para a idealização e depois zangamo-nos quando o outro não encaixa no ideal e isso não é justo.
prazer - realizarem tarefas a dois em que ambos retirem delas prazer, trabalharem a intimidade sexual é também fundamental
humor - um dos sinais mais fortes de uma terapia com sucesso é o conseguirem ainda rir um com o outro. Esforcem-se por não perderem a capacidade de rir um com o outro, um do outro e de vós e terão maior probabilidade de ser bem sucedidos.
partilha - a confiança constrói-se com objectivos comuns, quer sendo construir uma família, uma casa, trabalhar em conjunto, viajar. Esses objectivos e os esforços que fazem para os atingir, ajudam a cimentar a relação.

Por fim, não se esqueçam que  dois eus vivem no interior do nós e deve haver respeito de parte a parte e espaço na relação para ambos. A felicidade dá trabalho, não nasce por geração espontânea, tem e deve ser trabalhada continuamente.

1 comentário:

  1. sabes eu achava que era a aceitação, acima de tudo...
    mas pronto a confiança tb é
    um alicerce muito importante em qualquer relação
    embora as vezes até aceitemos defeitos que não inspiram confiança nenhuma hihiihih
    beijinhos linda gostei mt do artigo, muito bem escrito mesmo!

    ResponderEliminar