30 de julho de 2014

Quando devo procurar um psicoterapeuta?

dor de cabeca

Fazer psicoterapia não é apenas para pessoas doentes ou loucas, esse é o primeiro preconceito que temos de ultrapassar, é para todos, doentes ou não. A vergonha, o medo de não ser compreendido e aceite, de passar por juízos de valor e críticas e o preconceito social e familiar são os principais obstáculos que temos de combater quando equacionamos o desejo de procurar ajuda. É habitual ouvirmos dizer que a ajuda psicológica é para os fracos, para quem não consegue resolver os seus problemas sozinho e para quem não tem força de vontade.  Nada mais errado. A terapia é para qualquer pessoa e está indicada em duas situações, quando há um problema que não conseguimos gerir ou quando queremos conhecer-nos melhor e desenvolver as nossas capacidades, crescendo como seres humanos.

Se está a travessar alguma dificuldade porquê sofrer sem necessidade? Prolongar esse sofrimento e adiar a procura de ajuda profissional só irá agravar a situação e tornar mais difícil e prolongada a sua resolução. Falamos de dificuldades da vida normais e que podem ser ultrapassadas se a intervenção psicológica for adequada e no momento certo. Ao contrário o que diz o povo não nascemos para sofrer nascemos para ser felizes.

Outro mito comum e contra o qual  também temos de lutar é a ideia que a psicoterapia é cara e muito longa. É verdade que existem diversos tipos de terapia e algumas delas como a psicanálise, por exemplo, implicam um investimento alto e quase diário, mas muitas outras, como as psicoterapias breves e as comportamentais, como estão centradas no problema e na sua resolução e não nos traumas passados e histórias de infância, são relativamente curtas e bastante menos dispendiosas.
Outro medo expresso e que leva ao abandono precoce do processo psicoterapêutico  é o de ficar dependente do terapeuta. Falso. Uma terapia bem sucedida é a que fornece ferramentas e fomenta a independência e não o contrário.

Como saber, então, que está na hora de procurar um psicoterapeuta? Se está com alguma dificuldade pessoal, profissional ou relacional, se não consegue funcionar no dia a dia como funcionava antes, se se sente frustrado, oprimido ou afundado em pensamentos e/ou sentimentos e quer mudar esse estado de coisas, é o momento.

Assim, se sente
dificuldade em dormir, dorme pouco ou mal ou acorda cedo
dores sem explicação médica
alterações de peso
stress
dificuldade em gerir conflitos
solidão
ansiedade
problemas sexuais
medos inexplicáveis
raiva
dificuldade em tomar decisões
agressividade
tristeza
choro fácil
baixa auto estima
vontade de morrer
ataques de pânico
hiperactividade
dificuldades de concentração e/ou memória
apatia
desorganização de ideias
consumos exagerados de qualquer substância
viveu uma situação traumática

a procura de um terapeuta que o ajude a reflectir e a sair do sofrimento que estas situações acarretam pode ser a solução.

Lembre-se que em terapia o desafio não é pensar no que gostaria de mudar no passado, mas reflectir sobre o que pode mudar no presente.
              
  

1 comentário:

  1. É sempre bom lembrar esta situação. Ainda há um grande preconceito relativamente à procura de ajuda no campo da psicologia ou psiquiatria. Um preconceito que tem de ser dissolvido, porque há pessoas a precisar de ajuda e que têm vergonha de a pedir!
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar