16 de abril de 2015

Amores dificeis


Quantas vezes se deparou com alguém que lhe diz, acerca de uma qualquer relação falhada, -"parecia tão boa pessoa, perfeito para mim" - e afinal essa perfeição vem-se a revelar um erro crasso? Penso que todos nós já nos cruzámos com pessoas com essa história e não percebemos como pode isso acontecer.

Quando se inicia uma relação, em vez de nos relacionarmos com a pessoa real o que acontece é iniciarmos uma relação com a fantasia que se faz dessa pessoa. A fantasia, como o próprio nome indica, é uma idealização. A pessoa ideal tem tudo o que inconscientemente desejamos (e muitas vezes nem sequer sabemos que queremos de forma consciente e racional), não tem defeitos, é a perfeição. Com o tempo, a realidade fica cada vez mais distante da fantasia e a coisa complica-se.
Temos também tendência para ignorar alguns sinais de alerta de que alguma coisa correrá mal no futuro, quando começamos a fantasiar, e lançamo-nos de cabeça em relações que nada de bom vão trazer.

Aqui estão as 10 principais questões às quais deve dar a sua atenção se quer evitar algumas más experiências.

1 - Dificuldades de comunicação - pessoas que têm dificuldade em falar e exprimir os seus sentimentos podem deixar o parceiro a lidar sozinhos com situações complicadas
2 - Irresponsabilidade, imaturidade e imprevisibilidade - Algumas pessoas têm dificuldades em lidar com as coisas básicas da vida, ter um emprego, poupanças, planear o futuro. Vivem apenas o presente e qualquer coisa que venha questionar essa postura é rapidamente afastada. São pessoas que ainda estão a crescer e não querem de momento assumir compromissos.
3 - Falta de confiança. Quando alguém não consegue ser honesto consigo ou com quem o rodeia não se pode esperar que venha a ser de confiança. Este tipo de comportamento pode não ser propositado ou feito com maldade, mas existe. Andar de mentira em mentira pode ser um hábito e viver com alguém assim é evidentemente muito stressante e perigoso.
4 - Se a sua família e amigos não gostam da escolha. Essas pessoas normalmente conhecem-no bem e saberão intuitivamente o que é ou não bom para si. Eesteja atento à opinião dessas pessoas porque têm uma perspectiva de fora e habitualmente mais clara.
5 - Atitudes controladoras - se o seu parceiro tiver atitudes no sentido de a afastar da família e amigos ou apenas controlar onde vai e com quem, limitando o seu mundo e tornando-se o seu centro, reaja e questiona essas atitudes. Às vezes pode mesmo chegar a exigir que escolha entre ele e alguém ou alguma coisa, como forma de exprimir o seu amor. Atenção que isso não é normal
6 - A relação está construída numa base da necessidade de ser necessário - pense bem no que o atrai, pode ser apenas o facto de ser gostado. Toda a gente gosta de ser gostada e isso pode levar a confundir sentimentos
7 - Comportamentos abusivos, físicos quer psicológicos - toda a violência é inaceitável. Qualquer comportamento fisicamente abusivo e todos  aqueles que a façam sentir rebaixada, humilhada, rejeitada, mal amada, são de evitar. A violência é normalmente uma escalada e não se deve esquecer/ perdoar nada, desde a "simples" estalada porque estava mal disposto ou qualquer outra desculpa igualmente esfarrapada. Quem faz uma vez, faz duas ou três, não se esqueça disso.
8 - Relações passadas mal resolvidas - são normalmente obstáculos a uma relação feliz. Tudo o que está no passado não pode nem deve ser renegado mas pode e deve ser arrumado e integrado na história de cada um sob pena de vir a contaminar o futuro
9 - Passado secreto ou negro - se mal resolvidos dão problemas, se são secretos tudo se complica ainda mais
10 - Sentimentos de insegurança - levam normalmente a situações de controlo abusivo, de ciúme, de desconfiança.

A intuição dá-nos muitas vezes sinais de alerta que nós ignoramos.Aprenda a ouvi-la porque ela está provavelmente certa e assim evitará algumas dores futuras.


2 comentários: