19 de maio de 2014

Ajudar os filhos em época de exames

Hoje é dia de exames nacionais, do 4º e 6º ano para milhares de alunos em Portugal. De manhã realiza-se a prova de Português para o 4º ano e de tarde para o 6º. Quem tem filhos sabe que estas provas provocam às vezes reacções emocionais exageradas que levam a que os miúdos não tenham a nota correspondente aos seus verdadeiros conhecimentos porque estão demasiados ansiosos para se concentrarem convenientemente.

Como pais, temos ao nosso alcance, algumas pequenas estratégias para ajudar os filhos nestas alturas:

Em primeiro lugar, não stressem, por favor. Não sejam vocês a causa principal do nervosismo dos vossos filhos. Sabendo que é um teste, não o valorizem demasiado, tudo tem o valor que lhe quisermos atribuir e não me parece que haja crianças a chumbar ou a hipotecar o seu futuro por causa de uma nota menos positiva neste exame. Lembrem-se que o exame apenas conta 30% da nota final e que há todo um conjunto de factores que têm também peso na nota e que devem ser também levados em conta, nomeadamente, a nota dos outros testes, a assiduidade, pontualidade, participação, realização de trabalhos de casa, comportamento na sala de aula e recreio. Ensinem aos vossos filhos que tudo é importante e, dessa forma, estão a responsabiliza-los para o todo e não a focalizar exageradamente a importância de um dia ou teste.

Incentivem o estudo todos os dias. É mais fácil se forem acompanhando a matéria diariamente do que se concentrarem o estudo nos dias que antecedem a prova. Procurem esclarecer as dúvidas que vão surgindo, verifiquem se eles se sentem confortáveis a perguntar aos professores o que não sabem.

Estabeleçam rotinas de estudo. Arranjem um local próprio para a criança estudar, com tudo o que é preciso ( livros, dicionários, estojo, papel, ... ), sossegado, longe da televisão e com boa iluminação.

Nos dias que antecedem os exames, procurem alguma estabilidade emocional, não é de todo o momento para ter com eles aquelas grandes conversas, sobre assuntos que os possam vir a incomodar. Tentem proporcionar-lhes um ambiente caseiro calmo e tranquilo, sem grandes oscilações emocionais.

É chegado o momento de verificarem se eles têm preparado todo o material necessário para a realização da prova: caneta preta, lápis de carvão, borracha, afia e bilhete de identidade ou cartão de cidadão e depois, para a prova de matemática, régua, esquadro, transferidor, compasso e máquina de calcular aprovada.

Na véspera, se possível, já não devem estudar. Procurem fazer com eles um programa descontraído, passear, jogar à bola, andar de bicicleta, comer um gelado, jogar às cartas, qualquer coisa que sabem que eles gostam e que lhes permita descentralizar do exame.

Devem ter atenção às horas em que os deitam, assegurando que lhes proporcionam uma noite calma e descansada e horas suficientes de sono.

No dia do exame, providenciem um pequeno almoço saudável e tomado sem pressas.
Indaguem como é que a criança se sente e se ela  disser que está com dores de barriga ou cabeça, sem vontade de comer ou com demasiada fome ou se notarem alguma alteração no comportamento habitual como maior ou menor agitação, façam um qualquer chá calmante, sentem-se um pouco com elas e conversem sobre qualquer assunto que interesse aos vossos filhos que não os exames, a escola ou as notas. Hoje, se eles forem do Benfica, é um bom dia para falarem sobre a vitória de ontem, no Jamor, por exemplo. Podem também falar sobre música, cinema, séries de televisão, planos de férias, etc. Tudo, menos o exame.

Saiam de casa com tempo para chegarem, sem sobressaltos, ao local do exame.

Procurem transmitir confiança e serenidade. Sejam contentores da ansiedade dos vossos filhos e não uma fonte geradora de stress.

Boa sorte a todos!


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