15 de maio de 2014

Sporting, sempre!

Não consigo perceber esta mania de ter que se torcer pelo Benfica quando este joga em provas europeias. -"Ah, és pouco patriota" -, coiso e tal, um português não deve pensar assim porque quando jogam equipas portuguesas, em competições europeias, contra clubes estrangeiros, temos de defender Portugal. Fustiguem-me, insultem-me, mas jamais torcerei pelo Benfica, seja em que situação for, tal como jamais o farei em relação ao Porto e não acredito que isso me torne mais ou menos patriota que qualquer outra pessoa que tenha atitude diferente.

Sou do Sporting desde sempre, com muito fervor e orgulho, e se há coisa que um bom sportinguista preza é o ser anti Benfica e anti Porto. Acredito que o mesmo se passará com um adepto do Benfica ou do Porto e não lhes levo a mal se pensarem e sentirem assim. Gostamos todos de ganhar, mas também gostamos muito quando um dos outros perde.

Ser adepta de um clube, para mim, significa ter rivais, ficar feliz quando o nosso clube ganha e também quando os adversários perdem; significa trocar picardias com os adeptos dos outros clubes; significa ir trabalhar, no dia a seguir ao jogo, preparada para mandar ou ouvir bocas; significa receber sms quando o nosso clube perde e responder de igual forma quando ele ganha. Para mim, tudo isto é saudável e não vejo que nada disso nos torne menos portugueses. É engraçado, às vezes, e penoso em muitas outras, mas é neste tipo de aitude que me revejo. Bem sei que há pessoas doentias em relação ao clubismo, mas dessas afasto-me, com essas não se pode ter este tipo de brincadeiras e portanto respeito-as e mantenho-me ao longe, mas das outras, das que vivem o seu clube como eu, de forma saudável e com rivalidade, com essas gosto de gozar e não me importo nada que gozem de volta quando chega a minha vez.

O Benfica joga logo à noite, contra o Sevilha e, muito honestamente, desejo que perca e, se possível, por muitos porque aí sim, a sportinguista que habita em mim, ficaria feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário