29 de março de 2016

Carta aberta a alguém



Qual não foi o meu espanto quando ontem vi uma linda carta que me é dirigida.
Primeiro fiquei na dúvida. Isto não é para mim. Ela está a ser um pouco injusta e está a dar-me muito dos atributos que ela sabe que não me pertencem.
O cheiro da terra molhada, os grelos com chouriço, o cozido à portuguesa partilhado pelos dois, o vosso Sporting e os treinos aos sábados, só vossos. O valor das origens  a que ele dá tanta importância, a voz era a dele, que cantava nas viagens, com vocês. As idas à pesca…

Também é dele a  importância do muito trabalhar para nada faltar aos seus. Pois no seu entender ,bem ou mal,  o bem estar que as coisas materiais trazem, dão felicidade e ele quer muito essa felicidade para vocês. Ainda agora, quando eu lhe digo para desistir, ele tem medo de o fazer, e acredita, é só por vocês.

Também foi ele que te ensinou que é importante não esbanjar e temos de ter sempre o nosso pé de meia para qualquer imprevisto que possa aparecer.

Com ele aprendeste o valor da honestidade, rectidão e justiça, que como bem dizes são a tua maior herança.
Também não esqueças as vezes que o seu abraço silencioso te apertou e o seu coração muito chorou com a tua infelicidade.Talvez ele não saiba, como eu, manifestar as suas emoções, mas acredita que ninguém te ama mais que ele (só mesmo eu).

Um homem tem de ser rijo e não pode fraquejar. Um homem não chora. Foi assim ensinado desde miúdo. No trabalho tem de ser cumpridor, não falhar e ser o melhor, nem que para isso não tenha tempo para a família. Mas nada lhes pode faltar em  termos materiais. E foi isso que ele fez toda a vida.
Sempre se preocupou muito com vocês, a fim de que pudessem caminhar sozinhos, mas tinha de ser à sua maneira..Ele acha que fez tudo bem e não se arrepende de nada..Tenho  muita pena que a vossa relação, da qual cheguei a ter ciúmes, tenha chegado a este ponto.

Agora os outros elogios,  tantos e lindos, apesar do exagero, deixaram-me como sempre muito emocionada e muito feliz.Eu, como tão bem me conheces, só penso com o coração e sou muita emoção. Isso não quer dizer que goste mais. É só diferente
O meu colo, continuará, tal pastilha elástica, a confortar qualquer um que dele precise. Adoro quando deitam nele uma cabeça que eu amo. Beijinhos com dói-dóis ou sem eles estou sempre pronta a dar muitos e muitos e não só em dia de anos.O frio na barriga e a lágrima no olho é mesmo muita emoção. Agora já sabes como é. Há momentos,que não conseguimos evitar. Mas quando o momento passa, é pura alegria.

Os filhos, como já aprendeste, são a nossa felicidade.Como tu dizes, o amor cresce, cresce e nunca tem fim. E assim vai ser, como dizia a avó, até sermos velhinhas.

O que é ser feliz?  Eu sempre respondo… É quando os meus filhos estão felizes. Agora também já acrescento. E os netos.

Mas, em alguns momentos, percebemos a nossa  falha como pais e sabemos que nossos filhos foram afetados por ela. Já não me sinto tão culpada, pois sei que tenho dois filhos que são pessoas boas e generosas, que continuam a trabalhar e se esforçam para alcançar os seus objetivos sem ferir ou maltratar ninguém.
Têm  uns corações com muito Amor e isso, eu sei que contribui, o que me deixa muito feliz.

A ti não tenho mais nada para te ensinar como Mulher e como Mãe. Se o mérito é meu nalguma coisa, então fiz um grandioso trabalho. Tens nota máxima.
Quando fores vovó, aí sim, podes aprender muito comigo. Vamos ver se lhe passa o tempo dos cães e chega o tempo dos bebés. Espero que não demore muito.Vais ver o que é gostoso.

Agora, com a idade, cada vez mais, tenho a certeza,que a felicidade está  nas coisas banais, que o bom e o importante da vida, são mesmo os abraços, as conversas, a família à volta da mesa, os silêncios, os aniversários, os jogos, os beijos e principalmente os filhos e os netos.

Adoro as tuas cartas. Depois de as ler, sinto, que afinal não estou neste mundo sem um sentido. Nasci para ter esta família linda, de filhos e netos e poder dar-lhes todo o meu Amor.
É o Amor que nos une, que será para toda a vida e para além dela e o vosso sorriso é o melhor presente para mim.
É muito importante isto que temos entre nós. Ainda bem que consegui transmitir-te tanta coisa a que eu dou tanto valor. Afinal pode-se dizer:
Quem sai aos seus...



Sem comentários:

Enviar um comentário