7 de março de 2016

Sou o que quero ou o que os outros querem?


Jung escreveu: A triste verdade é que a vida humana consiste num complexo de opostos inseparáveis. Dia e noite, nascimento e morte, felicidade e miséria,bem e mal. Nem sequer estamos perto de que o bem superará o mal ou a alegria derrotará a dor.

Todos vivemos numa luta permanente entre os nossos anseios mais ou menos profundos e o que a família e a sociedade esperam de nós.Esses dois desejos opostos provocam ansiedade quando não sabemos a quem atender. Se por um lado precisamos dessas regras culturais para uma sã convivência em sociedade por outro lado isso impede-nos muitas vezes de lutar pelo que queremos com medo do confronto, aceitando e acomodando-nos ao que os outros querem.

Para reflexão, observe esta lista de valores paradoxais: 
 
Valores que desejo
Valores que a família, a religião e a sociedade exigem
Sucesso
Humildade
Gula
Jejum / Moderação
Alegria
Dor (crescemos num momento de dor)
Facilidade
Sacrifício e Dificuldades
Sexo
Celibato / Monogamia
Dinheiro
Pobreza (nos leva para o céu)
Felicidade na terra
Felicidade nos céus
Trabalhar é prazer
Trabalhar é obrigação
Não fazer nada
Sempre fazer algo
Dizer não
Dizer sim
Ter privacidade
Deixar-se invadir
Eu sou o mais importante
O outro é o mais importante
Eu me amo
Amo o próximo
Ter liberdade
Obedecer às autoridades e aos mais velhos.
O último pedaço de pizza é meu
O último pedaço de pizza é seu
Falo o que quero
Sou bonzinho para agradar
Tenho os meus desejos
Criança não tem querer
Gasto muito agora
Economizo para o futuro
Aventura
Segurança
Eu me trato da melhor maneira
Trato as visitas melhor que a mim
Faço o que quero
Obedeço
Dormir até tarde
Acordar cedo (Deus ajuda quem cedo madruga)
Ir ao parque de diversões
Ir à igreja

Guardar bens
Dar (vender tudo para doar aos pobres)
Possuir para gastar
Dar tudo aos necessitados

O difícil é encontrar um equilíbrio relativo entre aquilo que o seu coração anseia e o que os outros desejam. Mas só se é feliz quando se luta pelo que se quer.


Sem comentários:

Enviar um comentário