20 de outubro de 2014

Dia Mundial do Combate ao Bullying


Neste Dia Mundial do Combate ao Bullying a APAV propõe a sua criminalização numa tentativa de lutar e consciencializar as pessoas para esta situação que se tem vindo a agravar.


Bullying é toda a violência verbal, física ou psicológica, intencional e repetida, sobre um indivíduo, por parte de uma pessoa ou grupo de pessoas e  pode levar a situações de ansiedade e depressão e até mesmo a comportamentos auto destrutivos por parte da vitima.

Estima-se que um em cada oito miúdos já sofreu bullying verbal e um em cada dez já foi vitima de bullying cibernético. É uma situação grave que leva as vitimas ao desespero porque se sentem impotentes e fracas e dela fazem parte insultos, ameaças e comportamentos de humilhação.

Afecta as vitimas na sua auto estima, capacidades individuais e sociais e normalmente verifica-se uma diminuição do seu rendimento escolar ou profissional. As vitimas vivem num estado permanente de stress agravado, tensão emocional, medo e vergonha e entram num circulo vicioso do qual têm dificuldade em sair sem ajuda.

Como sociedade temos obrigação de facilitar a sua divulgação e combatê-lo, dando armas às vitimas para que o relatem, para que não tenham vergonha de falar com pessoas de confiança sabendo que elas vão dar resposta e protegê-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário