21 de outubro de 2014

Musicoterapia


É uma forma de terapia que utiliza a música para ajudar a resolver problemas físicos, emocionais, sociais, cognitivos e relacionais. Faz parte da arteterapia que também inclui a dança e a expressão plástica e pode ser aplicada em sessões individuais ou de grupo.

É usada de forma passiva, quando o paciente é sujeito a estímulos musicais - apenas ouve música - ou de forma activa - quando é o próprio indivíduo a produzir sons - utilizando normalmente instrumentos de cordas, teclas ou percussão.

Promove o relaxamento, diminui a dor, aumenta a concentração e a destreza motora e, por isso, é muito utilizada em populações com incapacidade motora e dificuldade de verbalização como os deficientes físicos e mentais, os idosos e as crianças pequenas.

Agora percebem que não é por acaso que as pessoas ouvem música nas mais variadas ocasiões e com os fins mais diversos: quando fazem desporto, estudam, tomam banho, namoram...

A música faz bem à alma e tem a enorme capacidade de influenciar o estado de espírito, alterando-o de uma forma muito profunda.. Já ouviram música hoje?


Sem comentários:

Enviar um comentário