29 de outubro de 2014

Se eu não gostar de mim quem gostará?


Reconhecem, com certeza, esta frase de um anúncio publicitário e ele vai servir de ponto de partida para reflectir um pouco sobre a necessidade de nos conhecermos minimamente antes de nos envolvermos numa relação afectiva.

Toda a gente tem pelo menos uma relação significativa durante a vida e quem tem mais do que uma costuma queixar-se de padrões que se repetem e não consegue perceber porquê. Normalmente a explicação para isso está na falta de  auto conhecimento da própria pessoa.
Como é possível esperar compreender as necessidades e os desejos de alguém se não conhecemos os nossos?  Como é possível desenvolver uma relação saudável se  não a temos primeiro connosco?

Muita gente entra numa relação sem verdadeiramente se conhecer e espera ser feliz. Dificilmente o conseguirão porque é necessário primeiro o auto conhecimento, o estar bem consigo próprio e, depois sim, partir para uma relação de casal porque só assim evitarão mal entendidos com alguns comportamentos e atitudes.

A vida de casal não é fácil e se partirmos com pouca maturidade dificilmente as coisas poderão correr bem.Tenham isto presente, invistam no vosso processo de desenvolvimento e ficarão mais aptos para terem uma relação madura e serem felizes.

Um simples exercício, consiste em fazer uma lista com as pessoas com quem se relacionaram e que fazem parte desse padrão de que se queixam e, anotar, para cada um deles:
- o que vos atraiu na pessoa
- se a atração durou
- o que fantasiaram em relação à relação
- o que aconteceu na realidade
- quanto tempo durou
- o que é que mudou com o tempo
- como terminou

Aparecem padrões? Há coisas em comum? Analise-os, tome consciência da sua existência e previna-se para no futuro não repetir os mesmos erros.

Sem comentários:

Enviar um comentário