17 de outubro de 2014

Sintomas de Ébola


Isto significa que durante 21 dias, que corresponde ao período máximo de incubação da doença, deverá medir a febre duas vezes ao dia.
Se entretanto começar a acusar febre alta, bem como outros sintomas como dores musculares, vómitos e diarreia, o passo seguinte é ligar o 808 24 24 24 e dizer se viajou recentemente e para que país. Se o profissional de saúde entender que se trata um caso suspeito de ébola é acionada uma equipa do INEM que o transportará, devidamente isolado, para uma das unidades hospitais de referência (S. João, no Porto, Curry Cabral, em Lisboa, e D. Estefânia, para crianças).
Risco para a família é baixo
Uma das questões que se levanta, perante as recomendações da Direção Geral de Saúde, é se nos 21 dias em que a pessoa está em casa a vigiar o estado de saúde pode infetar familiares. “Os riscos são muito baixos”, garante ao Observador Francisco George. E porquê? “Porque ao contrário de outra doença de natureza viral, como o sarampo, o ébola não se transmite antes dos sinais, ou seja, antes dos sintomas serem visíveis”, explica o diretor geral de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário