23 de outubro de 2014

Vamos falar de sexo # 1


Inicio hoje uma rubrica sobre sexo no casamento com as perguntas mais frequentes que surgem em contexto terapêutico.A primeira é invariavelmente sobre a quantidade de vezes que se deve ter sexo numa semana/ mês/ ano

Quantas vezes por mês é normal ter sexo? Ter sexo só uma vez por mês é normal para um casal normal? Sexo todos os dias é normal?

Estas e outras perguntas do mesmo género  sobre normalidade e quantidade são sem sombra de dúvida a principal questão quando se aborda o tema sexo. Ora, como bem percebem, esta preocupação com a normalidade é uma preocupação que não faz sentido porque tudo é normal e não é. O que é normal para um sujeito ou casal não é para outro. Há casais que têm relações todos os dia, como se cumprissem calendário, sem se importarem com a qualidade, em que o foco, o importante é cumprirem o ritual, e são felizes assim e outros para quem ter sexo uma vez por mês é completamente satisfatório. Estes são normalmente casais que atribuem grande importância à qualidade do sexo e que têm relações mais demoradas que os anteriores. E é tudo "normal".

A preocupação não deve ser o número de vezes que executam o acto mas se o sexo é ou não satisfatório para ambos. Retenham apenas que a frequência varia de casal para casal e que mesmo dentro de uma relação estável, saudável e equilibrada pode variar com alguns momentos de vida: stress, gravidez, períodos de maior trabalho, variações de peso, luto, nascimento dos filhos, etc.. Em vez de se perguntarem se o que estão a fazer é normal perguntem-se antes se é suficiente para ambos.


Sem comentários:

Enviar um comentário