8 de outubro de 2014

Exercicios para a mente # 1

 

Vou iniciar hoje uma nova rubrica, a que chamei Exercícios para a Mente porque ouço cada vez mais pessoas a queixarem-se que sentem uma diminuição nas suas capacidades cognitivas nomeadamente percepção, memória, concentração, além de outras que são responsáveis pela execução de tarefas como o raciocínio, estratégia e tomada de decisões.

São pequenos testes, alguns deles engraçados e que provavelmente já conhecem e outros mais sérios, mas todos igualmente eficazes. Com esta rubrica tenho apenas a intenção de chamar a atenção para a importância de exercitarmos a mente da mesma forma que exercitamos o corpo porque é apenas através da prevenção e da manutenção de um cérebro activo que podemos evitar ou atrasar o desenvolvimento de várias doenças.

Hoje em dia, as neurociências estão em grande desenvolvimento e surpreendem-nos quase diariamente com novas e importantes descobertas. Sabemos que as nossas capacidades cognitivas dependem de muitos factores, genéticos, influências ambientais e educacionais e treino e é aqui que todos podemos e devemos agir. Fazer palavras cruzadas, puzzles, sudokus, cálculo mental, memorizar qualquer coisa, (números de telefone ou a lista de compras, por exemplo), brincar com os filhos ou com os amigos ao serão na execução destas brincadeiras, são pequenos hábitos que devíamos adquirir e que ajudam na dita prevenção. O nosso cérebro é como qualquer outra máquina, se não o utilizarmos, enferruja.


Boa Sorte!!!

TESTE DAS CORES

Nesse teste tente ler as cores em que as palavras estão escritas… e não o texto que está escrito.
É um teste de atenção e inibição de respostas. O lado esquerdo do cérebro, predominante para linguagem, ao menos sinal de distração, tentará ler o texto. O lado direito, mais viso-espacial, tentará dizer as cores.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário