23 de fevereiro de 2015

Anorexia


A anorexia é um distúrbio alimentar grave e pode levar à morte. Quem sofre com o problema nunca acha que está magro o suficiente e deixa de comer normalmente, mesmo quando a magreza excessiva é evidente no espelho e na balança. Hoje em dia, com as redes sociais, as adolescentes, que sofrem de anorexia encontram na internet um apoio perigoso para ficarem esqueléticas.  Usam as redes sociais para trocar dicas sobre como enganar pais e médicos e comer cada vez menos. É grave e muitas vezes os pais só se apercebem do problema numa fase já avançada ou chegam mesmo a nunca se aperceberem. Se estiver atento ao comportamento e corpo da sua filha é mais fácil detectar precocemente a doença.

Sinais de alerta 
uso de roupas demasiado largas e compridas,
interesse excessivo e repentino por exercício físico,
uso exagerado e desnecessário de laxantes,
idas à casa de banho logo após as refeições,
tabaco,
beber muita água,
contar calorias,
partir a comida no prato em pedaços muito pequenos,
recusar-se a comer à mesa com a família ou  a ir a restaurantes,
deixar de ir à praia ou deixar de se despir à frente de pessoas conhecidas,
interesse em cozinhar para a família e amigos.

As doentes com anorexia e bulimia que usam a internet para desabafar ansiedades e angústias sobre o corpo e o peso, acreditam que estão a falar com alguém que as entende, ouve e aconselha e normalmente, o que acontece, é que encontram outras doentes como elas e passam a trocar informações e dicas sobre dietas, truques para enganar família e médicos e apoio incondicional ao estilo de vida que adoptaram e que é extremamente perigoso.

Verifique as páginas que os seus filhos visitam periodicamente e que tipo de posts escrevem. As pessoas demasiado preocupadas com o peso, vivem obcecadas com o tema e ysam-no como tema central na vida: cozinham, pesquisam receitas, fazem fotos comparativas do antes e depois, procuram corpos e comportamentos que lhes sirvam de modelo. No fundo, a sua vida gira em volta do corpo, do peso e da alimentação ou ausência dela.

Na internet a anorexia é denominada por "Ana" e a bulimia por "Mia" e os doentes trocam muitas informações entre si, muitas delas completamente absurdas do tipo " comer é para os fracos, beba água" ou " não como há uma semana e tenho consulta com um psiquiatra, que faço?" As respostas são ainda mais disparatadas e absurdas " não contes nada a ninguém se não vão obrigar-te a comer e aí vais engordar" "estás linda assim, não te deixes enganar quando te dizem que estás demasiado magra" e outras asneiras do género. Quem se sente mal com o corpo que tem recebe este tipo de mensagem e sente-se momentaneamente bem o que leva à manutenção do comportamento.

Sintomas
A anorexia é uma doença, muito grave, que provoca:
queda de cabelo e da temperatura do corpo,
fraqueza das unhas,
perda de tecidos ósseos,
irregularidades cardíacas,
interrupção do ciclo mestrual
infertilidade,
destruição dos dentes,
surgimento de cáries 
penugem corporal e, nos casos extremos,
desnutrição e morte.

O tratamento da anorexia e da bulimia exige acompanhamento médico e psicoterapêutico. Incentive o doente a procurar ajuda e a aceitar e valorizar o corpo que tem.


2 comentários:

  1. Aí está um mal do qual julgo nunca irei padecer. Gosto demasiado de comer. Desconhecia os termos usados na net para designar ambas doenças. Estarei concerteza mais atenta a isso e todos os sintomas que enuncias. Por vezes temos pessoas perto de nós nessa condição e enão damos por isso. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. É uma doença ainda demasiado camuflada e, como muitas doença,s de tratamento mais ou menos fácil quando detectada precocemente. Quando o comportamento fica enraizado e é já visível a excessiva magreza é muito mais difícil de combater e tem várias consequências graves para a saúde em geral que demoram anos a reverter

    ResponderEliminar